segunda-feira, 14 de maio de 2012

Dúvidas freqüentes sobre aparelhos ortodônticos

Por Dr. Giancarlo Marcelo Negrissoli





1 - Qual a melhor idade para fazer uma consulta com o ortodontista?

A maioria das pessoas pensa que a correção do dente através da ortodontia deve ser feita na adolescência, porém a primeira avaliação (ortopedia facial) deve ser feita ainda nos dentes de leite por volta dos 3 a 4 anos, quando se pode corrigir  adequando o crescimento do osso. Assim, desde cedo, previnem-se diversos problemas, como doenças periodontais, cirurgias corretivas no futuro, extrações de dentes e tratamentos longos. Não existem limites de idade para fazer o tratamento ortodôntico, é necessário apenas que a pessoa tenha boa saúde bucal, sem cáries ou problemas periodontais (sangramento de gengivas e perdas ósseas).

2 - Eu já coloco o aparelho na primeira consulta?

Não, a primeira consulta é reservada ao exame clínico. Também são solicitados outros exames complementares tais como: radiografias, fotografias e modelos de estudos em gesso (pastas ortodônticas). A partir do recebimento dos exames solicitados, o diagnóstico é firmado e o plano de tratamento é elaborado. A segunda consulta é para esclarecer o tratamento proposto e tirar qualquer dúvida que o paciente tenha.

3 – Como funciona o aparelho ortodôntico?

Os aparelhos ortodônticos funcionam aplicando uma pressão (força ideal) contínua por um período de tempo pré-determinado, de forma a mover lentamente os dentes numa posição determinada.

4 - Eu posso ter cáries ou manchas nos dentes por causa do aparelho?

Se houver cuidado com a higiene, não há problemas, basta seguir as orientações do seu ortodontista e usar corretamente a escova e o fio dental. A limpeza é mais difícil durante o tratamento, mas só depende de você manter os dentes sempre limpos e realizar limpezas (profilaxia) com seu clínico geral a cada seis meses, em média.

5 - Porque existem casos em que quando o aparelho fixo é removido os dentes voltam a entortar?

Para que os dentes se estabilizem e permaneçam na posição desejada, o paciente deverá usar para dormir uma placa de contenção por um ano nos dentes superiores. Em alguns casos, se faz também nos dentes inferiores uma contenção, só que esta é fixa. Um correto ajuste do dentes, durante e após o tratamento ortodôntico, deve ser realizado e determinado pelos profissionais.

6 – Por quanto tempo usarei o aparelho ortodôntico?

Embora seja difícil prever o tempo exato, pois ele depende de vários fatores (principalmente a particularidade de cada pessoa), em média leva de 12 a 36 meses.




Dr. Giancarlo Marcelo Negrissoli
Av. Paraná, 6357 | 44 3623 2595 | Umuarama-PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário