terça-feira, 15 de maio de 2012

Amor: Adote esta idéia!




A maternidade e a paternidade se dão em um contexto muito maior do que somente a relação biológica. Os filhos do coração são aqueles aos quais os pais se doam, com amor e com afeto. E isso independe de serem filhos biológicos ou não.


"O ato de adotar envolve optar por estar próximo, pois as relações de amor profundo não se dão só pela via dos laços de sangue, mas também pelos laços de amor, do relacionamento e no cuidado para com o outro", diz a psicóloga Janete Knoll Inforzato. "Sendo assim, os laços de amor são criados por este gesto. A entrega total deste amor, vai revelando o ‘feitos um para o outro’. Os sentimentos que a cada momento surgem são um mistério e ao mesmo tempo uma imensa magia que só aqueles que os compartilham conseguem entender", complementa Janete, do Centro de Atendimento Psicológico.

A campanha Amor: adote esta idéia! é uma iniciativa do Instituto Brasilzinho e da revista Kids Mais, que pretende conscientizar a sociedade a respeito deste tocante tema. Conheça a história da Maria Luisa e entenda porque adoção é um ato de amor.



A História da Adoção de Maria Luisa

Maria Luisa, carinhosamente conhecida como Loy, é uma menina com 13 anos de idade, inteligente, extrovertida, prestativa, amorosa e com uma história de vida comovente. Adriane, sua mãe adotiva, após ter perdido sua primeira filha que faleceu com problemas cardíacos, passou por uma série de tratamentos que envolveu mais seis gestações sem sucesso, das quais todas finalizaram com abortamento entre quatro e seis meses de gravidez.


Após vários exames complementares, que faziam parte do protocolo de tratamento, foi diagnosticado uma anormalidade uterina rara, que justificava os abortos e anulava todas as possibilidades de gravidez bem sucedida.

Neste mesmo momento, por motivos que desconhecemos e não somos capazes de julgar, outra mãe que gerava uma menina saudável e cheia de vida a rejeitou e a abandonou. Esta notícia se espalhou na imprensa onde, a Adriane sensibilizada com o fato, pôde ver neste triste acontecimento a esperança de um final feliz. Foi então, quando o casal Luis Antônio e Adriane decidiram lutar pela adoção daquela menina.

Após vários procedimentos que envolveram alguns protocolos legais, finalmente com dez dias de vida, Maria Luisa foi entregue à este casal para adoção. Como se não bastasse este acontecimento maravilhoso, logo após a adoção de Maria Luisa, quando Adriane se preparava para passar por um procedimento cirúrgico de risco, em um de seus exames foi descoberto que mais uma gravidez havia acontecido. A notícia foi um misto de alegria e tristeza, pois todos diziam que esta criança não poderia sobreviver a gestação.

Finalmente, apesar de todas as intercorrências vividas na gravidez, nasceu um bebê prematuro e, milagrosamente, Maria Luisa teve a benção de ter um irmão saudável, o João Pedro, que a ama muito!
Hoje, toda a família define a adoção como sendo um ato de amor, e fazem questão de afirmar que o bem que fizeram não se compara a felicidade que esta criança trouxe para toda a família!




"Não tenho dúvidas de que a Maria Luisa foi um presente de DEUS, pois acredito que Ele está acima de tudo e de todos! Maria Luisa é maravilhosa, e a verdade contada para ela, sobre sua história, quando ela era ainda um bebê, tenho certeza que fez toda a diferença. Logicamente que quando ela era um bebê a história foi contada de uma forma lúdica, onde nós dizíamos que a minha barriga estava doente e, como eu não podia mais engravidar, Deus pediu para que uma estrela a trouxesse e a entregasse para nós. Com o passar do tempo conforme ela ia crescendo, a história foi tomando outro formato, e hoje nós lidamos tranquilamente com a verdade.


Quando resolvemos adotar, por várias vezes nos foi colocado o fato de haver futuramente por parte de Maria Luisa a curiosidade quanto à sua família biológica. Graças a Deus isto não nos incomoda. Para nós, ninguém é de ninguém, pois não podemos interferir nos propósitos de Deus. Procuramos sempre trabalhar o perdão e certamente o amor vai superar tudo."
Adriane Cordeiro Trevisani, mãe.



"Amo minha família, sou feliz por ter sido adotada por eles. Quando crescer tenho vontade de ter filhos adotivos. Hoje, eu tenho duas cacnhorrinhas adotadas!"
Maria Luisa Trevisani




Adoção é um ato de amor.

Amor significa doação, pensar no outro antes de pensar em si mesmo. São tantas histórias bem sucedidas de adoção, de almas gêmeas que se encontraram a partir do ato de adotar, que fica difícil acreditar que muitas pessoas ainda sentem dificuldade e até mesmo desconforto em abordar este tema. Esta é a razão da nossa campanha, mostrar que adoção é algo muito bom, que existem os caminhos da lei para a adoção legal e que o esforço vale a pena, pois a recompensa é valiosa. Há várias formas de adoção. Você pode adotar uma criança, um idoso numa institutição de reabilitação, um estudante através da doação de bolsa de estudos, uma idéia através do incentivo, um cachorrinho abandonado... Todas elas tem uma coisa em comum: todas implicam em amor, em doação! Se existe em você uma pequena centelha deste amor que possa ser compartilhada com alguém, não a deixe morrer. Vá ao encontro deste grande ato de amor, de você para com o outro e receba amor em abundância. Seja feliz!


Colabore conosco. Compartilhe sua história, assim como a Maria Luisa fez, para que outras pessoas sejam sensibilizadas e, quem sabe, muitas outras crianças sejam adotadas.

Um comentário:

  1. Olá, que linda a história da Maria Luíza. E assim como ela também sou filha adotiva, sofri alguns preconceitos por causa disso em minha própria família mas não me senti abalada.Sempre amei meus pais. E desde menina desejei adotar uma criança para retribuir também o amor que recebi. Hoje sou casada, tenho uma filha linda com 6 anos e recentemente perdi um bebezinho; um filho,pois nasceu com duas Síndromes que o fez viver por apenas 3 meses. Desejo adotar uma criança não para substituir a falta do meu anjinho para para dar portunidade a minha filha de ter um irmãozinho pois não posso engravidar novamente, pois corro risco de ter uma grande porcentagem de virem más formações em uma nova gestação. amo ser mãe, me sinto realizada em cuidar, ensinar e dar amor á outra pessoa. espero que Deus nos abençoe com a aportunidade de ter mais um coraçãozinho batendo em minha casa, em meu colo novamente!

    ResponderExcluir